Nesta unidade curricular encontram-se organizados conteúdos segundo uma componente teórica e uma componente prática. Na parte teórica, os métodos e técnicas de investigação em criatividade permitem reflectir sobre os referenciais e tipologias, o desenvolvimento de soluções projectuais sustentadas e inovadoras levando à integração de temáticas actuais. Através do estudo de casos, estabelecem-se tendências e actuais paradigmas do design como um fenómeno multidimensional.
No que refere à parte prática, a execução de propostas projectuais criativas concretiza a formalização da temática equacionada, bem como demonstra a compreensão e a manipulação de mecanismos de criação, concepção, representação, construção e respectiva verificação, sobre uma linguagem criativa, tanto ao nível da redacção, quanto ao nível visual.
Produtos que "falam", design emocional, design thinking, serão temas a abordar ao nível teórico prático( através de exercícios efectuados em e fora de aula), onde está implícito o gerar conhecimento no domínio da Criatividade, promover a elaboração de um conjunto de conhecimentos,fomentar a capacidade para análise e discussão construtiva, desenvolver capacidades de reflexão conceptual, inovar e abordar novos conceitos fundamentando e orientado-os através duma dimensão criativa, nunca descurando a funcionalidade, estética e contextos de inserção dos objetos, entendendo as diversas linguagens aplicadas ao Design.